Surrealismo

Layout apresentado no trabalho de Planejamento Visual
Layout apresentado no trabalho de Planejamento Visual

Trabalho apresentado na disciplina de Planejamento Visual sobre Surrealismo

O surrealismo nasceu no início do século XX, em Paris. Inspirados pelas ideias de Sigmund Freud, pai da psicanálise, seus adeptos rejeitam as ideias tradicionais para valorizar as esferas inconscientes do processo de criação. Vivia-se, naquele tempo, um momento de grande instabilidade política, social e ideológica. A Primeira Guerra Mundial terminara e a Revolução Russa colocara em xeque a ordem capitalista.

O mundo estava dividido e a paz era incerta. O desprezo pela realidade concreta e o mergulho no onírico e no subconsciente dão, portanto, o tom do movimento.

O marco oficial é o lançamento do Manifesto do Surrealismo, em outubro de 1924, por André Breton que, junto com Salvador Dali, nas artes plásticas, e Luiz Buñuel, no cinema, é um de seus pioneiros. Breton começou experimentando o dadaísmo mas, em 1922, abandonou esta vertente para buscar uma nova experiência que ele chamaria de escrita automática, e que resultou no livro de poesia “Campos Magnéticos”. Em seus poemas, caos e desordem são elementos essenciais da criação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s